Querida Guitarra
quarta-feira, março 22, 2006
  Festival RTP da Canção - para o ano há mais...
Ninguém dava um tostão furado por elas. O que se aceita - convenhamos que o aglomerado fisico-vocal se chama Non Stop. Mas, caramba, como é que ninguém reparou que tinha quatro ou cinco jeitosinhas que dão três ou quatro notas cantaroladas. Depois existiu uma tentativa de aproximação à imagem e à sonoridade das Doce. E, já se sabe, as Doce são o mito, a lenda, o sonho molhado de muito adolescente da década de 80 - e eu ainda não era adolescente nesse tempo, por isso posso falar à vontade dessas coisas. Por essa altura achava muita piada à Sabrina e à Samantha Fox mas ainda não sabia muito bem por quê. Agora já sei: era por causa do tom de pele. As Non Stop também têm os seus atributos epidérmicos, confesso.


(não encontrei fotos decentes das Non Stop; optei por colocar uma da Fergie - ilustra o post e sempre lha dá uma corzinha)

Mas vamos a resultados: Non Stop (Coisas de Nada) e a pindérica da Vânia Oliveira (Sei Quem Sou - Portugal) lideraram a tabela classificativa, registando um empate técnico a 22 pontos. A vitória foi atribuída às primeiras com um critério no mínimo duvidoso: prevaleceu o voto do júri (12 para as Non Stop; 10 para a reles escanzelada da Vânia) sobre o do público/televoto (12 para a carunchosa da Vânia; 10 para as bem-tratadas Non Stop). Não contesto a vitória do agrupamento carnal sobre a outra carga de ossos mal amanhada. Mas considero que, uma vez dado o poder de voto ao público, este deve sempre prevalecer sobre o parecer do júri em caso de desempate. De outra forma, que sentido faz dar voto à populaça, dar voz ao povinho, deixar que a gentinha diga de sua justiça? Para mim, não faz sentido. E a solução afigura-se-me bem clara: para o ano há júri, único e soberano e mais nada. Não há cá voto para ninguém - não há melhor maneira de conseguir unanimidade do que o recurso à decisão unilateral, como toda a gente sabe.



(a Fergie é que devia ir ao festival da Eurovisão)

Mas, para além desta decisão de contornos duvidosos e aspecto falacioso, existe ainda uma outra situação que me arrepia: a constituição do júri. Vamos lá ver, que a Simone de Oliveira tenha direito à palavra, eu ainda tolero. Bem sei que é mulher, mas, ainda assim, já concorreu e ganhou um Festival RTP da Canção. Pronto, vá lá. Depois há o outro, o Tozé Brito que, a bem da verdade, quase ninguém sabe quem é nem o que fez, mas toda a gente já ouviu falar do senhor, mais que não seja naquela piadinha velhíssima que acompanha a expressão "bonito, bonito" - é o quê? As canções do Tozé Brito. Há quem diga que é outra coisa, que também rima. Mas eu não vou pormenorizar em relação a isso. Já me perdi... Ah, o Tozé, que é júri. Pronto, vá lá também, que parece que é músico. Agora o Filipe La Féria? O João Gobern? A Fátima Lopes?!?!? Tenham dó. O João Gobern é um bom crítico de televisão. A Fátima Lopes é uma boa estilista - e tem um corpinho muito bem conservado para quem vai a caminho da terceira idade. O Filipe La Féria é bom um veado. Agora, qual destes senhores percebe alguma coisa de música? Ok, podem sempre justificar-se com aquela de "ah, mas isto também não é música, é um festival da canção". Pois. Mas, acreditem, dá para fazer canções que sejam música. E - agora vem a apologia que eu não queria fazer -, se levarmos em conta a opinião dos dois jurados que podem, eventualmente e com alguma boa vontade, perceber alguma coisa de música, a vencedora seria essa chungosa da Vânia - levou 12 pontos de cada um deles. Já as jeitosas das Non Stop levaram 10 pontos de um e 8 de outro. Ou seja, a pateta da Vânia é que devia representar Portugal no Eurofestival, na Grécia.



(de quem eu gosto é da Fergie)

Quanto aos restantes, destaque para o último lugar de Madison Lucia que, com o magnífico título A Noite És Tu e Eu, surpreendeu toda a gente e somou a lisonjeira quantia de 5 votos - somados os do público e os do júri. Cuca, que passou despercebida na sondagem da Querida Guitarra, conquistou o 3.º lugar com As Minhas Guitarras e 15 pontos. A grande favorita aqui do sítio, a magnífica Natalie Insoandé, com o famosíssimo tema Durmo Com Pedras na Cama, ficou aquém das expectativas. Ainda assim, terminou em quarto lugar com 12 pontos. Outra grande desilusão foi o penicheiro Beto (que aos 17 anos foi a Torres Vedras) com o seu O Amor é Uma Fonte, letra que arrebatou dezenas e dezenas de corações adolescentes e de donas de casa por esse país fora, especialmente na zona do Baleal e de Santa Cruz - que eu sei, conheço lá pessoal... um abraço para a malta do Cais! E, já agora, para o mulherio do Living Opera! Mas, dizia eu que o Beto se quedou por um penúltimo lugar - ooooohhhhhhhh... - com uns míseros oito pontos (6 deles fruto da votação do público - as tais donas de casa estavam atentas). Bom, mas já estou farto de Festival RTP da Canção. Graças a Deus, foi mal que já passou. Para o ano há mais!

Clicar aqui para ver e ouvir as Non Stop (vai dar à página da RTP; depois têm que clicar na música das meninas) e conferir as classificações.

E aqui fica a letra da canção vencedora - muito bonita, por sinal. Fruto natural da colaboração entre Elvis e José Afonso.

Coisas de Nada

MÚSICA: JOSÉ M. AFONSO/ ELVIS VEIGUINHA
LETRA: JOSÉ M. AFONSO/ELVIS VEIGUINHA


Gonna make you dance
Gonna make you smille
I'll make you stop thinking sad things for a while
And everything waits when you're dancing in style
Não digas nada
Somos livres de ficar
Não estragues a noite
Com coisas de nada
Juntos, tão juntos
Os dois pela noite
Podemos rir e falar
E dançar outra vez
Gonna make you dance
Gonna make you smille
I'll make you stop thinking sad things for a while
And everything waits when you're dancing in style
Deixa as lágrimas
Também tu podes rir
Está tudo aí
Guardado dentro de ti
Dançar na noite
Esquecer o tempo
e ouvir a música
A chamar outra vez
Gonna make you dance
Gonna make you smille
I'll make you stop thinking sad things for a while
And everything waits when you're dancing in style
Não digas nada
Não digas nada
Não estragues a noite
Com coisas de nada
Gonna make you dance
Gonna make you smille
I'll make you stop thinking sad things for a while
And everything waits when you're dancing in style
I'm gonna make you dance
Make it with style
 
Comments:
"Fruto natural da colaboração entre Elvis e José Afonso."

:D:D:D

Quase me faz esquecer o assalto à mão-armada de que o meu Sportem foi alvo.
 
"Coisas de nada" diz o Pinto da Costa relativamente aos relógios que ofereceu ontem à 3ªequipa em campo.
:(
Valha-nos a Fergie.
 
Temos que agradecer ao Veiguinha a existência de um brilhante serviço que é o "Qualé". Deu-se ao trabalho de digitalizar uma base de dados gigantesca.

E faz a sonorização de praticamente tudo o que é anúncio.

Que é que se diz? Vá, todos....
 
Hã?
 
Guitarrita... quando a fergie acordar eu vou lhe perguntra s ela quer ir ao eurofestival... pode ser q sim....

Akele abraço...
 
Estas caixas de comentários estão cada vez mais surreais...

Brigitte, a culpa é mesmo desses pintaínhos que arbitraram o jogo. Depois é que percebi por que é que estavam de amarelo. Era uma indirecta para os relógios de ouro...
 
tu e as non stop eu faço ideia...deve ser um enrrabanço pregado todos os dias....gostas msm dakela merda,isso n ha duvida.deve ser pk tb és uma valente merda como pessoa e como critica do k ker k seja n vales nadinha.és dakelas pessoax k anda neste mundo por ver andar os outros....enfim.tenho pena é dos teus pais k quando nasceste -"contaram-me eles":...so keriamos k fosse deficiente...ao menos n nos faltavam subsidios do estado...mas n.saiu-nos esta merda...."e agora digo eu:...MATA-TE,ta?faz isso.é um grande favor k fazias á humanidade.a serio.pensa nisso.n andas c a fazer nada...he he he he he he he he HE HE HE HE HE HE HE.
 
Já pedi para assinarem os comentários. Quem não sabe, faça uma curzinha. Assim é que não..
 
As Non Stop deviam ser mortas! akilo foi alguma actuação de jeito!? Só berram, desafinam, e fazem play-beck. A Vânia sim, grande espectáculo!!!
 
Mortas talvez seja exagero...
 
Pra dizer que a Simone ganhou 2 festivais, não um =D

1965 - Sol de Inverno
1969 - Desfolhada
 
MAS DESDE QUANDO É QUE A D. SIMONE É UMA ANTIFASCISTA??????? QUE EU SAIBA ELA NÃO PASSA DE UMA CANTORA LIGEIRA - NÃO COM 50 ANOS DE CARREIRA, POIS PERDEU A VOZ E DEIXOU DE CANTAR - ALINHADA NO NACIONAL CANÇONETISMO DE OUTROS TEMPOS AO LADO DE TANTO OUTROS... NÃO ENTENDO PORQUÊ A RTP LHE DÁ TANTA COBERTURA E TEMPO DE ANTENA? VILA FAIA PORQUÊ A D. SIMONE? COM TANTA ACTRIZ DE GABARITO, POR EXEMPLO A LOURDES NORBERTO E ESCOLHEM A D. SIMONE PARA UM PAPEL DE ACTRIZ? SERÁ QUE A RTP DEU TANTA IMPORTÂNCIA AO ESPECTÁCULO DO COLISEU POR VIR A MADALENA IGLÉSIAS? É POSSÍVEL. E DEPOIS A D. SIMONE TRATOU-A COM INDIFERENÇA NO PALCO, NÃO DEVE TER VISTO O COLISEU EM PESO DE PÉ A APLAUDIR A MADALENA IGLÉSIAS. E QUANTO À POLÍTICA... NÃO É POLITICA? PORRA... PASSA-LHES A MÃO PELO PELO A TODOS. JÁ ANDA LOUCA PARA TER UMA NOVA ORDEM DO ESTADO PORTUGUÊS, E CERTAMENTE ATÉ VAI TER JÁ NO PRÓXIMO DIA 10 DE JUNHO. E O QUE TEM TRABALHADO PARA IR PARA O PANTEÃO! SABE MUITO BEM MEXER-SE. ELA QUE NÃO DEFENDE OS POBREZINHOS MAS AS PESSOAS. QUE TAL COMEÇAR PELA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA?
num país chamado simone. MULHER SIMPLES, NADA NADA PRETENCIOSA. COMO DIRIA UM GRANDE SENHOR DA RTP " E ESTA HEIN!".
 
Enviar um comentário

<< Home
A música vista por dentro. A vida tocada em guitarradas ruidosas. Cuidado com o feedback.

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal
Canta-me ao Ouvido
queridaguitarra@hotmail.com

Música da Boa
feromona
De Olhos Bem Fechados
Sítio do Cefalópode
Blog do Cefalópode
Bodyspace
Portugal Musical
Os Saudosos Anos 80
Mesa de Mistura
Plasticina
Fãs do José Cid
Vigilante
Batongoville
Dying Dream

Novas Cantigas
Restos & Sobras
Cavalo de Tróia
Nefriakai
Cidade Sem Lei
Outras Cantigas
Tasca da Cultura
Vareta Funda
O 2º Melhor Blog
Kathleen
Muito Minimalista
Trutas Amazing
Walking Cat
O Rei Mouro
Olho de Girino
Laurinha nos Degraus
Sol&Tude
Mini Sagres
Bilis Secreta
Guarda-factos
Pepe'r'us
Moleskine
Quinta Coluna
Lê-se o ilegal
Uma Por Rolo
Instar 40
Megafone
Mariah
Come Away With Me
Esplanar
E fez muitíssmo bem!
Sim, isto é o da Joana
Dunas são como divãs
Amiga Olga
Bola
Dianabol
Biqueirada
Tudo à Estalada
Cromos da Bola

Melodias Antigas
04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 /

Querida Guitarra

Powered by Blogger