Querida Guitarra
terça-feira, junho 20, 2006
  Foi na Primavera na América
Esta história tem alguns pormenores meio picantes e eu até tenho algum receio de a contar aqui. Por isso, não liguem muito a cenas que eventualmente surjam e contenham, por exemplo, sexo explícito, abuso de drogas, vernáculo reles ou, quem sabe, pessoas nuas no meio de um concerto. Às vezes acontece. Afinal, tudo isto existe, tudo isto é fixe, tudo isto é rock.
Nesta altura, eu estava muito bem na vida. Não era um guitarrista assim a caminhar para a decadência, como o sou hoje em dia. Era um gajo interessante, tinha pinta de rebelde. Não andava muito na droga. Fazia carradas de músicas. Quase todas me saíam geniais. Eu era genial. Tocava nos Unreleased Songs of Our Debut Album (USODA) e tinha fãs por tudo quanto é lado. Não é como agora que devem existir meia-dúzia de milhões de miúdas que ainda se lembram de mim. Confesso: assusta-me ver que o tempo passa e que vou ficando mais velho e que não tenho aparecido muito na televisão nem nas revistas.
Nessa Primavera de 2003, os USODA foram convidados para tocar num festival em Atlanta, na Georgia. Para quem não sabe, a Georgia fica na América. E não é todos os dias que um gajo vai tocar à América. Ver as americanas todas aos saltos e a gritar "Gui-ta-ruis-ta-Gui-ta-ruis-ta". Nessa época não me chamavam "guitas", como agora. Tinham-me respeito. E achavam-me sexy. Agora há algumas que ainda acham. Mas nessa altura eram multidões inteiras. Despiam tops e mostravam as mamas, essas coisas que se vê nos filmes dos Doors. Não as mamas. As mamas vê-se em qualquer lado. Mandavam-me roupa interior para o palco. Às vezes, era roupa interior bem gira que eu... Bom, não interessa.
O festival chamava-se Music Midtown Festival e tinha gente importante. Músicos importantes. Quase sempre bêbados. Sempre rodeados de mulheres. Às vezes andavam nus pelos camarins, elas também. Às vezes paravam nos corredores e embrulhavam-se uns com os outros e com as outras e era uma sensação, para mim, de que não percebia muito bem o que era aquilo. Pareciam cães. Então, fechava-me no meu camarim e bebia. Quando achava que estava pronto, ia para os corredores, também todo nu, e embrulhava-me com elas, enfiava-me nelas, fazia tudo o que me apetecia. Porque podia - quando um gajo é um músico respeitado, pode fazer quase tudo. Há quem cague em palco. Há quem faça tatuagens anti-cristãs ou anti-semitas. Há quem compre aviões ou faça piercings na ponta da pila. Eu do que gostava era de poder ir para lá e fazer sexo com qualquer uma sem me preocupar muito com isso. Nem elas se preocupavam. Elas queriam era disso. Entravam nos camarins e, ainda não lhes sabíamos o nomes, já estavam três de joelhos a desapertar-nos as calças. Eu nunca perguntava o nome. Queria lá saber. É tudo igual. Carne de gaja. Carne de gaja que quer foder com uma estrela do rock. E eu cumpria a minha parte. Como podia, claro. Nem sempre estava em condições para ser competente.
Durante o Music Midtown trataram-nos como os reis da música. É verdade que vendemos, só nesse Inverno, quase 2 milhões de cópias por lá. Mais meio milhão na Inglaterra. Cá em Portugal vendemos 30 mil e chegámos ao Verão em 12.º lugar de um top encabeçado pelo Tony Carreira, seguido de perto pelo David Fonseca. João Pedro Pais era o terceiro. No Outono já os Toranja andavam lá por cima - acabámos o ano em 28.º. Vá lá, mesmo assim foi uma maneira de a Isabel Figueira dizer o meu nome todas as semanas com a sua voz rouca e o seu decote de "mesmo a pedi-las". Dizia ela "a banda liderada pelo Guitarrista Famoso caiu mais um lugar esta semana". E eu pensava "aqueles cabrões daqueles Toranja e do palhaço do pais". Mas não dizia nada a ninguém. Agora digo e sei que eles não gostam de mim. Tanto me faz. Também não gosto deles.
Mas dizia eu que, no Midtown, nos trataram como reis. Claro, não pudemos dizer que éramos portugueses. "We come from Europa" e já chega, não vale a pena especificar. "Oh... do you speak english?" e a gente "yes" e pronto, a vida continuava. Perguntaram-nos que exigências tínhamos. E nós tínhamos exigência nenhuma. Olharam desconfiados. Havia uns, de outras bandas, que queriam tapetes vermelhos e pétalas de rosas no camarim. Outros, queriam as paredes pintadas de preto e polvilhadas com petasetas. Umas malucas, que vinham de Seattle e tinham pêlos debaixo dos braços gritavam com a organização "we want five bitches" e depois apalpavam-se umas às outras, lambiam as bocas umas das outras e riam, riam-se muito. Depois fumavam. E eu só pensava "caramba, temos que arranjar uma exigência qualquer". Pedi algum tempo para pensarmos no assunto. Disseram que sim. Reuni a banda e pusemo-nos a pensar numa cena qualquer excêntrica para exigir. Depois de muitas ideias meio banais, lá surgiu uma que aprovei - o que não espantou os outros, porque era uma ideia minha. "E que tal se a gente exigisse 5 bonecas insufláveis - uma para cada elemento - de 5 raças diferentes?". Gostaram da ideia, aprovou-se por unanimidade. A organização teve algumas dificuldades em satisfazer o pedido. Porém, compensou: quando chegaram as bonecas e nós entrámos com elas para o backstage, toda a gente parava a olhar. E eu estou a falar de malta importante. Os Stone Temple Pilots, que iam a caminho do palco, olharam e riram. E eu aproveitei e disse "Hi, Scott" e ele parou, voltou-se para trás, levantou os óculos e disse "scotch? Sure, man, give me a minute, I'll be right back". Não voltou logo, logo, logo. Mas ouvi dizer que o alinhamento ficou a meio e que o concerto durou meia-hora. Que lhe doía o estômago, dizia ele ao público. E o público queria lá saber disso. Tinham pago bilhete, queriam era gritar e abanar a cabeça. Mas o Scott não se compadeceu. Entrou-nos no camarim estava o baterista a experimentar a boneca. Bebeu-nos o whisky todo e, ainda por cima, exigiu experimentar todas mulheres de plástico. "I've never been with five different kind bitches" dizia. E nós fumávamos ou então comíamos umas cenas esquisitas com manteiga de amendoim.
 
Comments:
oh men... isso já me aconteceu mas trabalhava num Bar. Ainda nao era rei mouro com direito a harém :-)
 
Tens sorte em estar no meio musical: o resto do meio artístico está cheio de panascas bonitos e mulheres feias.
 
Esposende fez-te bem à cabeça.
 
Puxa Guitas voltaste em força e em jeito :)
 
Very cool design! Useful information. Go on! » » »
 
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