Querida Guitarra
terça-feira, fevereiro 21, 2006
  Que saudades da Madalena Iglesias...
Ninguém me convence que um rapaz chamado Bruno Nicolau ou um grupelho intitulado Non Stop são dignos das funções que irão desempenhar no próximo dia 10 de Março. Nem a outra, a Lara Afonso ou a Vânia Oliveira, mais a Natalie Insoandé ou a Madison Lucia. Muito menos o asqueroso do Beto, a indefinível Cuca, o menos que anónimo Ricardo Moraes ou a imaginativa Mariafolia. Não me convencem mesmo.

Não sabem do que falo? Pois, quem haveria de saber?... Já lá vai o tempo em que estas coisas eram rituais quase sagrados de maratona televisiva, ansiedade pelas votações e comentários em família, em serões animados. Infelizmente, nos tempos em que tinha alguma importância, eu ainda não tinha idade para beber a cerveja nem fumar a droga. Agora tenho, mas o festival RTP da canção já há muito perdeu a piada e o valor - desde que a Dora, a Nucha e os Da Vinci começaram a pôr os pés em palcos que outrora haviam servido as Doce, o Carlos Paião, a Tonicha e outros grandes vultos das músicas ligeira e popular portuguesa, para ser mais preciso. Salvou-se - o termo é gerado pela bondade e pela falta de outras escolhas dignas de menção - a participação singela e trabalhada com um mínimo de esforço - um esforço para além do "aqui, no refrão, diz-se uma expressão que pegue" e meia-dúzia de coreografias duvidosas (qual duvidosas? De maus gosto mesmo!), por entre clichés, banalidades e outras peculiaridades em que a Rosa Lobato DE Faria é autêntica guru - falava eu em tom de quase-elogio da participação rara num passado recente de Lúcia Moniz pelas andanças cançoneteiras patrocinadas pela televisão estatal. Tudo bem, a Rita Guerra merece algum tempo de antena. Mas podia ficar calada e simplesmente mostrar as pernas e as mamas. Cantar para quê?

Louve-se, por um lado, a iniciativa da RTP: a recuperação do "festival" tem o seu quê de serviço público. Devolve um mínimo de credibilidade ao representante português no Eurofestival, que ultimamente tem sido escolhido e colocado por "alguém", um misterioso "alguém", que, seguindo critérios igualmente misteriosos, aponta para um monte de criaturas que gostavam de ganhar os Ídolos ou a Operação Triunfo - e actuar, durante a vida inteira, em palcos das aldeias recônditas onde (julgam que) são venerados - e diz "tu aí, anda fazer má figura para a Europa ver". E o imberbe ou a adolescente com pretensões a actriz nos Morangos com Açúcar, para além das mencionadas tournées pelo vasto interior Tuga, levanta-se e, sorridente, dá um passo em frente. A seguir dá entrevistas à TV Mais, à TV Guia e à TV 7 Dias. É então que ficamos a saber que os pais eram "humildess", que largou os estudos no 10º ano para enveredar por uma carreira no mundo da música, blá blá bla e que não se importava de pousar nua "desde que fosse artístico". Tuga-typical. Anos mais tarde, quando ninguém se lembrar da figura, há-de participar numa Quinta das Celebridades, ou algo que lhe valha, a convite da Endemol (que, ainda mais tarde, irá explorar os dividendos obtidos pela promoção da pessoa em questão. Tudo tem um preço na vida.).

Já estou a divagar. Louvava eu a recuperação do "festival". Porém, não compreendo como se pode ser tão incoerente: que raio de critérios justificam a escolha DESTES participantes? Acham que sou pretensioso? Arrogante? Humpf... ok, aqui ficam os títulos das músicas a concurso: Um Dia Durei (coelhinho da Duracel?), Alma Nova (inovador...), Tu e Eu (gosto especialmente deste), Bem Mais Além (lindo!), Nunca Mais Digas Adeus (o Toy não fez já uma coisa assim no género?), Sei Quem Sou (o Paulo de Carvalho não vai gostar disto), Durmo Com Pedras na Cama (também eu... tem dias), Vem Dançar (Chiquita?! Voltaste?!), O Amor é Uma Fonte (...creepy...) e As Minhas Guitarras (que é sobre mim, seguramente).

Posto isto, eu pergunto-ma: onde andam uns Trio Odemira? E o Nel Monteiro, hein? Que é feito? Querem ver que desde que o Dino Meira, deus o tenha, se foi, nunca mais houve música de jeito em Portugal? Hã? Mas afinal quem é essa Madison Lucia para já aparecer na televisão? Tenho para mim que isto é tudo uma grande aldrabice! Como disse aquela senhora, "isto é um Timor-Leste autêntico"!
 
Comments:
És sábio!

E, já agora, vê se consegues gravar o Festival em dvd... lembra-te de quem está longe e com muita fé numa canção chamada "Durmo com pedras na cama" (valha-nos Deus!...).
 
Os outros fizeram um cordão, façamos nós uma corrente!
Vamos tingir de VERMELHO a blogosfera! Acreditemos na VITÓRIA do GLORIOSO.
Postem VERMELHO!
Saudações benfiquistas!

Desculpa lá estar a usar os comentários do teu blog para publicidade, mas é publicidade institucional...

&Ele é bom rapaz, um pouco tímido até...& :)
 
"Tu e Eu", parece-me suficientemente original para merecer a minha aposta, se bem que..."O Amor é uma Fonte" é tão... tão singelo! Mas uma destas há-de por certo catapultar-nos para a (má) fama! Viva Portugal!
 
E agora a sério: Viva o BENFICA!!!
 
Vamos ver a bola? A gente vai. Anda, Bastet.
 
Torçam forte por mim que eu tenho que levar a minha mãe a passear... é sempre assim nas alturas cruciais do SLB... o coração dela já não aguenta... Lá vou eu, ela e mais o pequeno rádio de pilhas que leva para de quando em vez "ver como é que estão as coisas com os seus meninos!" :)
 
Ah e já postei a vermelho, pois então!!!
 
:) Um brinde aos benfiquistas a sério! Ainda não estou a beber, mas o brinde fica já apalavrado.
 
Tchim, tchim!!!
 
Hereges!!!

Ligam mais ao Benfica que ao Festival RTP da Canção... Pfff!...

E repito, com uma singela nota de altivez:

Pffff!...
 
ganhámos! ganhámos!!!!!!
=8D
 
Olé, olé, olé!!! SLB!!!
 
O Vareta tem razão...

De facto, BENFIIIIIIIIIIIIIIICA!
 
Sim... agora que o Benfica já ganhou há que reconhecer que o Vareta tem razão... Viva O Festival e a canção do faquir "durmo com pedras na cama"!
 
Vou fazer uma canção chamada "Durmo com pregos no prato". Acho que é um título com um certo je ne sais quoi. Mesmo.
 
Com pregos no prato e bojecas no bucho? Já me identifico mais sim senhor! :)
 
Onde é que se vota?
PEDRAS NA CAMA JÁ!
 
Eu continuo na minha: O Amor é Uma Fonte promete lutar pelos primeiros lugares. Mas podemos iniciar uma votação. Onde é que se arranjam aquelas polls para pôr aqui no blog?
 
GRANDES PEDRAS!
NA CAMA!
JÁ!
 
Vá lá votar. Ala!
 
Finalmente, alguém que chama ao saloio do Beto aquilo que ele relmente é : um asqueroso, que, coitado, nunca teve onde cair morto, convencido agora que é um grande artista, para ver se ganha umas coroas á custa dos bimbos que lhe compram os discos!Aquele cabelo...que coisa horrorosa!
Quanto á Rita Guerra,essa básica, o melhor é ficar-se pela cançõezitas e não falar, pois cada vez que fala, ou entra mosca ou sai asneira !
Parabéns pelo blog. Está excelente!
 
Finalmente, alguém que chama ao saloio do Beto aquilo que ele relmente é : um asqueroso, que, coitado, nunca teve onde cair morto, convencido agora que é um grande artista, para ver se ganha umas coroas á custa dos bimbos que lhe compram os discos!Aquele cabelo...que coisa horrorosa!
Quanto á Rita Guerra,essa básica, o melhor é ficar-se pela cançõezitas e não falar, pois cada vez que fala, ou entra mosca ou sai asneira !
Parabéns pelo blog. Está excelente!
 
Finalmente, alguém que chama ao saloio do Beto aquilo que ele relmente é : um asqueroso, que, coitado, nunca teve onde cair morto, convencido agora que é um grande artista, para ver se ganha umas coroas á custa dos bimbos que lhe compram os discos!Aquele cabelo...que coisa horrorosa!
Quanto á Rita Guerra,essa básica, o melhor é ficar-se pela cançõezitas e não falar, pois cada vez que fala, ou entra mosca ou sai asneira !
Parabéns pelo blog. Está excelente!
 
Quando as pessoas não têem argumentos, recorrem aos insultos.

Nunca vi uma coisa de tão baixo nivel
 
Bom... tenho andado desisnpirado. Mas posso assegurar que num dia bom consigo descer ainda mais baixo. Pelo menos, esforço-me.
 
Eu tive que descer até cá abaixo para vêr o comentário.
 
Enviar um comentário

<< Home
A música vista por dentro. A vida tocada em guitarradas ruidosas. Cuidado com o feedback.

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal
Canta-me ao Ouvido
queridaguitarra@hotmail.com

Música da Boa
feromona
De Olhos Bem Fechados
Sítio do Cefalópode
Blog do Cefalópode
Bodyspace
Portugal Musical
Os Saudosos Anos 80
Mesa de Mistura
Plasticina
Fãs do José Cid
Vigilante
Batongoville
Dying Dream

Novas Cantigas
Restos & Sobras
Cavalo de Tróia
Nefriakai
Cidade Sem Lei
Outras Cantigas
Tasca da Cultura
Vareta Funda
O 2º Melhor Blog
Kathleen
Muito Minimalista
Trutas Amazing
Walking Cat
O Rei Mouro
Olho de Girino
Laurinha nos Degraus
Sol&Tude
Mini Sagres
Bilis Secreta
Guarda-factos
Pepe'r'us
Moleskine
Quinta Coluna
Lê-se o ilegal
Uma Por Rolo
Instar 40
Megafone
Mariah
Come Away With Me
Esplanar
E fez muitíssmo bem!
Sim, isto é o da Joana
Dunas são como divãs
Amiga Olga
Bola
Dianabol
Biqueirada
Tudo à Estalada
Cromos da Bola

Melodias Antigas
04/01/2004 - 05/01/2004 / 05/01/2004 - 06/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 11/01/2004 - 12/01/2004 / 12/01/2004 - 01/01/2005 / 01/01/2005 - 02/01/2005 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 /

Querida Guitarra

Powered by Blogger